quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

males associados a privação do sono

Conheça 05 males associados à privação de sono
1 - Obesidade - Se você não descansa, o organismo carece de substâncias que são justamente produzidas durante o sono. É o caso da leptina, o hormônio da saciedade. A privação de sono também aumenta a produção de grelina, substância que tem o efeito oposto da leptina, ou seja, aumenta o apetite – e por carboidratos. Aí, a matemática é simples: mais fome e menos saciedade = a quilos extras.
2 - Falhas na memória - É durante o sono REM- aquela fase caracterizada por movimentos rápidos dos olhos e pela ocorrência dos sonhos—que as informações aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. “Trata-se de um período de limpeza do cérebro, fundamental para novas assimilações”, explica a pesquisadora Silke Weber, que estuda a relação entre sono e coração, na Universidade Estadual de São Paulo, em Botucatu, no interior paulista. Por isso mesmo, indivíduos que não dormem direito podem apresentar dificuldade em registrar novas informações.
3 - Diabete - Estudos mostram que dormir mal por apenas três noites já é o suficiente para deflagrar sinais de resistência à insulina, condição que pode evoluir para diabete. Uma explicação para isso seria o fato da privação de sono ativar o sistema nervoso simpático, aquele que mantém o corpo todo em alerta. Então, há liberação de cortisol, hormônio que, em excesso, induz a elevação das taxas de açúcar no sangue.
4 - Problemas de crescimento - Criança que dorme mal pode ter problema para se desenvolver. A maior parte do hormônio do crescimento é secretada nas fases mais profundas do sono. Por isso, quando os pequenos não descansam, seu desenvolvimento fica comprometido.
5- Envelhecimento acelerado- Isso mesmo, dormir pouco acelera o processo de envelhecimento. Em alerta, sem descanso, o corpo fica em estado de estresse. Por isso, aumenta a produção de radicais livres, aquelas moléculas formadas naturalmente no organismo e que degradam as células. Sem contar que é justamente durante o sono que são produzidas substâncias antioxidantes, responsáveis por combater esses radicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário